13 a 16 setembro
CENTRO DE CONVENÇÕES DE GOIÂNIA

Odontologia Legal aplicada à Implantodontia e Periodontia

 

Uma simples pesquisa na internet resulta em centenas de links de pacientes pleiteando indenizações contra dentistas ou clínicas odontológicas por falhas no tratamento. Acidentes, complicações, risco natural ou erro odontológico por negligência, imperícia ou imprudência? Independente do motivo, o profissional deve estar preparado para lidar com a situação e se prevenir contra processos judiciais que podem custar a reputação e os ganhos financeiros.

Com esse viés, o Módulo de Odontologia Forense no CIOGO 2017 traz especialistas nas áreas pertinentes ao assunto. O coordenador, professor doutor Rhonan Silva, destaca o currículo dos convidados que apresentarão aos congressistas o que fazer, quais providências e como evitar demandas judiciais relacionadas à Implantodontia e Periodontia.

“Temos destaques brasileiros de fora de Goiás e um internacional sendo, respectivamente, Bruno Cesar Gurgel (doutor em Periodontia pela UFRN), Ademir Franco (professor da UFPR) e o professor doutor Juan Carlos Zárate, do Paraguai. Além disso, advogados, especialistas em Odontologia Legal e o juiz Claudio Henrique Araujo também falarão aos participantes”, diz.

A interface entre Periodontia e Implantodontia com Odontologia Legal tem fundamento sólido. Essas especialidades são alvo de casos judiciais nas esferas administrativa, criminal e cível. “Nosso objetivo é identificar fatores de risco que podem comprometer o tratamento nessas duas áreas sejam eles inerentes ao profissional ou aos pacientes. Assim, evitaremos insucessos e judicialização”, afirma Rhonan, que é professor de Odontologia Legal na UFG.

Na opinião dele, uma conjuntura favoreceu o aumento de processos na Odontologia. Entre eles, a perda da qualidade da relação profissional-paciente, atendimentos em série, exposição indiscriminada de pacientes e de casos clínicos em redes sociais, divulgação de pedidos de indenizações vultosas na imprensa e também a ampliação dos direitos dos pacientes e expansão dos deveres aos profissionais.

Temas

Rhonan explica que os encontros no CIOGO 2017 serão em 14 e 15 de setembro com a junção da teoria relacionada à parte clínica de tratamento somada a orientações éticas e legais para evitar processos. “O tema é complexo e, justamente por isso, a programação atende acadêmicos e profissionais interessados nas áreas de Periodontia, Implantodontia e Odontologia Legal.

Com programação diferenciada, o CIOGO sempre atrai clínicos das duas áreas. Logo, é interessante que eles saibam as limitações dos tratamentos odontológicos e da necessidade de que elas sejam previstas, planejadas e evitadas para não repercutirem no âmbito jurídico”, lembra o coordenador do Módulo. 

“É preciso estar atento à proteção, especialmente em relação ao estabelecimento de um correto diagnóstico, planejamento, execução e acompanhamento dos casos clínicos, com a devida atenção à anexação de documentos no prontuário do paciente, à assinatura do paciente confirmando ciência das informações repassadas, às normas de biossegurança e divulgação cautelosa e ética dos serviços odontológicos nas redes sociais”, complementa o coordenador.